quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Por que não gosto do Benfica

Existem inúmeros motivos que fazem com que não goste do referido clube. Não se trata de um ódio primário, daqueles fomentados pelo presidente do Porto, Pinto da Costa, principalmente nos anos 90, quando quase fez com que eclodisse uma guerra civil, Norte contra Sul. Não se trata disso. Existem alguns fundamentos, mais do que simplesmente emocionais, que me levam a defender esta tese.

A principal razão, que penso que engloba todos os pequenos motivos, tem a ver com o facto do Benfica se tratar de um fenómeno de massas. E como quase todos esses fenómenos, neles prolifera a mais putrefacta merda que possa existir. Como diria Leonor Pinhão (outro excelente motivo para não gostar do Benfica), passe o devido exagero.

Tudo isto, em primeiro lugar, para chocar o leitor. Em segundo lugar porque me deparei com um vídeo, nesse admirável mundo novo que é o youtube, que me deixou também a mim chocado. Ao que tudo indica, existe no rol de canais de cabo um canal dedicado ao Benfica. Como a “grandeza” do clube não pode ser apenas revivida no canal história, e até mesmo os benfiquistas estão fartos de evocar as glórias passadas para justificar o titulo de “glorioso”, pois o Benfica virou-se para o futuro e para as novas tendências do mundo globalizado em que vivemos. Da mesma forma que o Barcelona, o Real de Madrid e outros colossos europeus têm canais próprios, o Benfica achou que seria um sinal de grandeza possuir um também. Para além do mais, que melhor forma de prosseguir com a lavagem cerebral dos benfiquistas (se é que a dita espécie é dotada de tal órgão) do que levar avante uma acção de propaganda de proporções bíblicas?! Ora bem, confesso que desconheço os conteúdos programáticos desse notável canal. Contudo, não será difícil imaginar o que por lá se passa. Aquilo que sei resume-se ao vídeo que aqui partilho, e que passo a explicar. Durante os jogos do Benfica, aqueles cujos direitos de transmissão pertencem a outro qualquer canal televisivo, o Benfica TV transmite uma espécie de relato, onde é possível ver a fuça de dois comentadores, qual deles o mais execrável, em pleno acto de veneração ao clube. Esta ideia, de fazer este tipo de relato futebolístico na televisão, é por si só enternecedora. Mas toda a ternura se transforma na mais grotesca comédia quando se ouvem/vêem os comentários. E nesse aspecto o vídeo fala por si, dispensando-me de mais comentários.



Não é a existência do canal que me choca. Não é a transmissão dos comentários que me choca. De facto, o teor dos comentários até me choca um bocado. Mas, acima de tudo, o que me choca é que alguém com poder de decisão tenha pensado que este era um bom formato para um programa, que vendia, e que, mais ainda, exista quem efectivamente o veja e partilhe (ainda que sem recurso às imagens…) da indignação, frustração, alegria ou regozijo dos comentadores. Porque de facto há.

Cumprimentos!

Sem comentários: